quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Nhami, nhami!

Nhami, nhami, nhami... O blog quase culinário volta a ativa trazendo sabores alemães - ou não - para sua gula!

Passei por alguns lugares esses dias e me deparei com comidinhas turcas que nao havia provado e delícias dos mercados de natal além-Bonn (ou não!), por partes:

Langos (pronuncia-se langosh, segundo o que eu colei da Vejinha): é uma comida húngara. Experimentei no mercado de natal de Bonn e oh, tá aprovada! A tranqueira é uma espécie de pão/pizzinha frita e quente recoberta por uma camada de creme de cebola (se você apreciar) e uma, duas ou três iguarias que vão do tradicional queijo a óbvia - pelo menos por essas bandas - páprica. No original, parece que o langos (não é redondo, é quase oval, meio irregular) traz "um indecifrável molho de salsicha, alho, tomate, cebola, páprica, pimentão e um monte de outros temperos e ervas".

Knobrot: esse é o pão (Brot) de alho (Knoblauch) dos branquelos alemães. O dito em nada se parece com o nosso quase homônimo - posso dizer isso? - pão-de-alho-para-churrasco-brasileiro... É redondo e também frito, vem recoberto com manteiga ou outras variações mais rebuscadas. O que eu comi, em Colônia, trazia creme-de-leite (num diga!) e queijo em uma das metades e páprica (num diga!), tomate e azeitonas verdes na outra. Pra comer e chorar!

Pfaffer...(alguma coisa): não me lembro do nome todo, juro(!), mas anotei e logo arrumo... Também provei no Weihnachtsmarkt (mercado de natal), em Colônia - que, diga-se de passagem é maior, mais variado e mais caro que o de Bonn - e me fez chorar de alegria. Hehe, falando sério: Eu ficava olhando pro alemão carrancudo ao meu lado e rindo, mostrando o "tar" pãozinho pra ele: "Tá bão né, Tio!?" Sim, mais uma massa, o Pfaffer...(tralalá) é uma massinha de ervas coberta por queijo, bacon ou champignons e creme-de-leite. Dá água na boca e esquenta o estômago. Vale cada centavo dos quatro euros que eu paguei chorando pra velhinha com cara de mamãe-noel!

Lahmacun: crepes de carne com pimentão ou pizza turca. É uma mini-pizza fina e enrolada. No caso, a que eu comi não trazia carne, só uma base de pimentão. Aqui, nos dönners, eles servem com ou sem salada. Eu, claro, pedi com. Vem molho de iogurte com alho, cebolas cruas, repolho roxo, alface ou acelga, pepino e tomate e é uma bomba enorme e saudável!

Börek: também comi no kebap (também conhecidos como kebab ou dönners) e é basicamente uma massa folhada com recheio. O meu, pra variar, era de queijo de cabra. Bem qualquer nota, devo dizer.

PS: Lahmacun e börek foram as duas primeiras coisas que eu comi ao botar o pé em Berlin! Como já disse uma vez: Se está na Alemanha, faça como os alemães, coma comida turca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário