segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A todos: As batatas!

Minha gente... Tive enfim, minhas primeiras experiências com a culinária local. Mas também, entrei de sola. A primeira foi sexta. Atrasei-me para a reunião de pauta, inclusive.

Escolhi a dedo o lugar: um cantinho escondido na Hauptbahnhof (a estação central daqui) e pedi ¨Ich möchte ein bratwurst, bitte¨ e a coisa veio. Um pão meio triangular, daqueles em que os turcos montam os dönners recheado, exclusivamente com uma salsichona branquela - ou seria lingüiçona?! - e um pouco, beeem pouco, de mostarda.

O gosto. Preciso refletir... Eu que sou pouco amante de carnes achei tragável. Tem gosto de salsicha de frango, das melhores porém. Que me perdoem os alemães, mas prefiro as batatas que eles preparam.

Falando em batatas, final de domingo, eu com duas fatias de pão preto, uma maçã e alguns damascos secos no bucho, resolvo ir mais uma vez à praça do mercado. Havia passado por lá umas dez vezes durante o dia, um dia, diga-se de passagem, atípico na pacata Bonn. (O adendo: Uma multidão invadiu as ruas neste domingo para aproveitar a liquidação que as lojas promoveram e as ruas centrais estavam impraticáveis!... ) Bom, voltando as batatas e gulodices...

Caminhei até o centro por volta das 18h e fui escorraçada em um dos traillers que vendem comidas típicas. O tiozinho que juntava suas tralhas e estava bem mal-humorado disse seco a mim e a meu sorriso turístico: Fechou! E eu me encolhi e fui embora... A vontade era de mandá-lo a merda, mas achei bem pouco feliz fazer isso. Enfim, rabo entre as pernas fui a outro carrinho. Lá depois de esperar numa fila com cerca de 10 pessoas, pedi: Currywurst mit pommes (lingüiça com curry - sim, o indiano - e ketchup com batatas fritas) e uma cerveja, desta vez, pils: Pitburger. Boa, mas só boa.

O gosto. Desta vez, um milhão de vezes melhor. Basicamente é a mesma wurst da primeira vez, mas o ketchup e o curry fazem uma puta diferença. As batatas dão um contraponto bom. Enfim, felicidade quase completa.

A felicidade só foi mais felicidade quando eu, não contente em estar explodindo, passei em uma ¨batataria¨ - termo meu - para experimentar a mais internacional das iguarias preparadas com esse tubérculo: Batatas fritas! A ¨batataria¨ era holandesa e as ditas cortadas palito, porém, palitos goooooooordos que ficam com uma casquinha crocante e um interior tenro. Hum! Uma porção média só com sal sai por módicos 1,8 euro.

Eu e minha gulodice não contentes, esticamos o olhão para o cone - onde as ditas vêm - que a mocinha, dentro do estabelecimento, segurava. Era uma maravilha que custava 2,90, o tamanho médio, e vinha com três adicionais: Mayo (maionese), Ketchup (ele próprio) e Zwiebel (cebola) cortada em pedacinhos ínfimos e nas opções ¨frita e crocante¨ ou ¨crua¨. Escolhi a primeira e, mais uma vez, ganhei a simpatia do moçoilo que vendia a iguaria por falar uma mistura de alemão e inglês. Rá.

O gosto. A perfeição... Não sou muito de maionese e ketchup, minha preferida mesmo é a dupla mostarda mais pimenta, mas desta vez, foi idílico. A consistência da dona batata aliada a dupla obesa e os ¨quês¨ acebolados, hum! Foram uma explosão de sabor. A conclusão: sede e uma noite mal dormida, mas com muito prazer. Rá!

No próximo capítulo: Frikadele mit pommes.

3 comentários:

  1. tô achando fino esse blógue cheio de neologismos, expressões gringas e referências internacionais/européias. só não entendi pq são assinados por mariana bertholdi marini. mesmo sendo esquizofrênica te deram o visto, lady dai? não sabem oq fizeram, né? esses alemões sempre tão tolinhos e inocentes. e o trocadilho do título? sensaaaaaaaa! bonn, boa batatada nos próximos meses e continue sendo chique na alemanha ou em paris. os pobres (de verdade) te esperam pra noites animadas na barra funda, mano. beijo-beijo,
    priscila (de fériasssssssss! - a parte mais importante desse comentário todo)

    p.s.: todos os erros, trocadilhos e cia foram propositais. ainda não preciso voltar pro móbrau, HAhaha...

    ResponderExcluir
  2. gente, vai voltar em forma de batata essa menina!

    morri de vontade dessas batatas gordas e fritas.. nhami nhami. já a salsicha branquela eu dispenso.

    bjobjo

    ResponderExcluir
  3. Ai! Babei, babei, babeeeeeeeeeeeei! Quero comer estas babatas AGORA! E só pra vc nnao esquecer: DEUS ME LIVRE FALAR ESTA LINGUA CUSPIDA. Credo. [D]

    ResponderExcluir