segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estai(o)s bonnianos.

O novo frisson paulistano, a menina dos olhos da garoagem é a ponte Octávio Frias de Oliveira e seus estais. É linda, linda, linda e dava pra ver do terraço da antiga casa da Geo, minha primeira morada paulistana.

A Estaiada está em todas de novela a editorial em revista de arquitetura e urbanismo e é um puta feito de engenharia. Em uma matéria da Veja, descobri que a estaiada paulistana é a única do mundo com duas pistas em curva sustentadas a partir de um mesmo mastro. Também pude saber que seu cume tem a mesma altura de um prédio de 46 andares e que um operário morreu durante a construção.

Resa a lenda, a estaiada vai ter sua iluminação alterada em cores com o passar das estações do ano, mas aí já não posso dizer com tanta certeza. A verdade é, que mesmo com tantos atrativos, eu me cansei dela.

Mas então, diabos, por que falas da tal ponte? Podem perguntar-me.

E eu digo. Bonn tem seus estais, também! A ponte, muito, mas muito mais humilde que a da capital paulista não tem curvas ou estais amarelos e sua iluminação é azulada. É muito mais curta que a paulistana e, isso eu arrisco, tem menos pistas. mas é bonita e tem um quê que a nossa brasuca não tem: O Reno.

Desculpe, Tietê. O Reno não está lá aquela limpeza, mas nada se compara ao esgoto do rio que corta Sampa. Aqui, também o curso d´água sai ganhando já que faz circular toda sorte de mercadorias e oferece aos turistas um passeio romântico por entre castelos medievais e modernos.

Toda a lenga-lenga, só pra dizer: Passei pela tal estaiada de Bonn - que liga a cidade a um de sesus bairros, Beuel, e a Autobahn que leva a Colônia - no dia em que cheguei. Achei longe. Ontem, caminhando pela margem do Reno, fui a pé até ela. Subi, pois há passagens para pedestres, e olhei o rio de cima. É perto e bonito. Vale dois ou três clics.

2 comentários:

  1. mais uma vantagem... dá pra ir a pé. quero ver alguém chegar andando na estaiada daqui que nada mais é q um feito de engenharia sem acesso a pedestres...

    ResponderExcluir
  2. Posso saber onde estão os 2 ou 3 clics? Quero ver, né? [D]

    ResponderExcluir