terça-feira, 4 de novembro de 2008

Aquático.


Manhã de terça-feira, você levanta às 7h30 com um panorama cinzento e com toda pinta de ¨frio do cacete¨e faz o quê? Chorar não está entre as opções, sinto. Voltar pra caminha quente, também não.

Levante então sua bundinha dos lençóis e caminhe até o chuveiro. Saia de casa. ¨Opa, não estava frio como se previa¨, você pensa. Então, mais feliz, você segue com uma mala de roupas sujas nas costas. São umas 10 a 15 quadras, se você não se perder num centro com referências de ruas medievais. Antes, seja bonzinho e passe em um supermercado. É simples, não precisa pensar muito... Quer dizer, basta cheirar, o menos ruim você escolhe, pega, paga. São só sabão em pó e amaciante.

Putaqueopariu! Gente mal humorada pela manhã... Ok, ok. Caminhe. Depois da praça à esquerda. Puta merda, o washsalon, laundry, lavanderia, só abre às 9h30. Vá tomar um café, tem um belezinha na esquina. Hum! Você sonhou ontem à noite com esse pão francês (?) mais queijo! Pague. Olha!, foi o tempo preciso para que abrisse a lavanderia.

O lugar em nada se parece com a foto aqui postada. Não é assético, não é monocromático. Tem 7 máquinas de lavar, duas secadoras, uma porção de mesas estreitas, um balcão de bar - que é muito útil, já que ali é servido de café a cerveja - alguns sofás. Há quadros na parede, em sua maioria à venda, o estofamento é em veludo vermelho ou estampado com o tema ¨onça¨. Há ainda objetos bem humorados, como dois ursos vermelhos na vitrine.

Você então entra, pede ajuda para ligar a dita lavadora, ganha a simpatia do dono. Logo estará sua roupa cheirosa e quentinha, mas até lá, tente ler uma Vanity Fair em alemão, escreva num bloco, tome café, converse. Quase no fim do processo surpreenda-se: Ouça uma senhora entrar, sentar-se frente ao piano - desculpe, não disse, há um - e tocar uma música com precisão.
Lavar roupas nunca foi tão proveitoso, ao terminar, o dia lhe sorrirá com um sol radiante. :)

*Mais fotos roubadas, confesso. A lavanderia foi retirada na caruda do blog mamaloshen, que pai Google deu como opção a minha busca ¨laundry¨.

Sim, isso foi um remorso jornalístico. Voltamos a nossa programação normal.

2 comentários: