quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Notizen.

Hoje, nada demais pela manhã. Clima típico bonniano (rá, neologismos, eu gosto): garoa, céu cinzentinho e um passo sim, outros 30 não, uma lufada de vento úmido que arrepia.

Nada demais, como disse. Um casaco mais grossinho ou duas blusas mais finas dão conta do recado. O diferente foi o comportamento dos meus dois indicadores e do dedo médio da mão direita. Vermelhos, gelados, doloridos. Primeiros efeitos reais do frio europeu. Preciso de luvas.
_____________

Ainda pela manhã, a caminho da DW, três pessoas olharam pra mim - as três vezes enquanto eu esperava pela luz verde para atravessar a rua - e abriram sorrisos imensos. Dois moços, um deles de bicicleta, e uma senhorinha simpática de chapéu bordô.

Será minha cara feliz ou o guarda-chuva multicor?
_____________

Comprei ameixas gigantescas made in Italy e chá verde em uma frutaria - era mais chiquetoza que uma quitanda, hehehe - e a atendente ficou toda preocupada. ¨Isso é chá verde, de plantas. Está certo?¨ Estava. Gente, era só chá verde. Garanto, para comprar cocaína ninguém te perguntaria: Você está certo disso?
_____________

Ontem, tomando cerveja e comendo um combo - sim, um combo - de especilidades da cozinha mexicana - não briguem comigo! Pior foi Romeu que pediu pizza no mexicano! - experimentei o que o Paulo havia postado no blog dele sobre diplomacia multinacional: ¨Além de se controlar pra não ofender de graça um colega de outro país, tem que se controlar pra não se irritar com as opinões alheias.¨

Aqui, se aplica a primeira parte. Em uma redação com portugueses e sotaques africanos dignos da terrinha, onde há negros e branquelos, sulamericanos - brasucas de diversas regiões, africanos, europeus, isso é mais que um exercício. É cuidado e bom senso.

Daí, que ficamos eu (paulista do interiorrrrrr), Julia (gaúcha/balnear camburiense) e Romeu (moçambicano de Maputo) a discorrer sobre a coisa. Tudo porque, primeiro dia na DW eu chamei o Romeu de ¨nego¨ como faço com todo mundo e criou-se uma encanação na minha cabeça. Será que ele se importa?

Às vezes há pré-preconceitos.

E falando em sotaques e expressões...
Estou a falar coisas como os (por)Tugas, opá. Ou melhor, estou quase a falar. Ao menos por enquanto, me segurei, mas vou te dizer, as frases vão se formando cá na minha cabecinha perturbada com um acento luso incessante.

4 comentários:

  1. vou comentar por etapas:
    1) o que vc tá pensando que ainda não comprou um par de luvas!!! já pra lojinha!

    ResponderExcluir
  2. 2) ai meu deus! depois de morar na alemanha, vc não vai querer voltar com sotaque português, né? tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  3. ê, pá. mas essa gente d'áfrica está mesmo por todos os lugares, pois não?
    mas não te preocupas, ó miúda, que se calhar isso de falar aos tugas não há de ser nada...
    grande beijinho

    ResponderExcluir
  4. Intriga Internacional é comer pizza em Marrakech... Não espalha, kkkk

    [Bruce]

    ResponderExcluir