terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Multi.Culti

A vantagem de estar na Europa é a proximidade com culturas diferentes. Bom, talvez isso seja intensificado pela "comunidade internacional" que é a DW, mas a questão é: Onde eu experimentaria um típico prato togolês e outro iraniano em uma mesma mesa?

No último sábado fui a um jantar multicultural. Havia gente do Brasil, de Portugal, Togo, Irã, Alemanha e Moçambique... Era um jantar para amigos e cada um deveria "repersentar" seu país com uma iguaria típica.

Do Irã veio um molho de iorgurte com espinafre e uma salada com batatas e outros legumes parecida com a nossa "salada de maionese", mas muito, muito mais sutil e refinada.

Do Togo: Bananas "da terra" fritas, coxas de frango (creio) e um purê que levava farinha de mandioca, todos servidos com molho de tomate.

De Portugal trouxeram vinho do Porto branco (!!!!!), bacalhau às natas, patapas de bacalhau - uma espécie de panquecas de bacalhau, fritas - salada de feijão fradinho e o mais fantástico queijo que já provei na vida! É um queijo da serra, redondo, que parece duro, mas que na verdade tem consistência e cor de requeijão... e um gosto estupendo!

Da Alemanha, as quase óbvias, salsichas. Bratwurst - brancas e fritas - com purê de batatas e chucrute. Também uma bebida que eu não me recordo o nome nas é parecida com o Jagermeinster. É forte e tem um gosto sutil de ervas. E, claro, cerveja.

Os brasileiros entraram de sola... Empadinhas, pão de queijo, farofa - que foi muuuuito bem com o Bratwurst - batidas de caju e côco.

Delicinhas de encher a mesa, os olhos e a pança!
_____________________________________

O melhor, foi ter todas essas delícias acompanhadas de gente querida. A casa da Marta vai entrar pra história de Bonn (pelo menos para a minha história em Bonn) como um lugar de reuniões e festinhas mais do que especiais.

Um comentário:

  1. Ô gorrrrrrrrrda!!! Este é um blog de viagem ou de gastronomia! Que delícia tudo isso!!!!!!!!!! Eu quero tudo mas amei mesmo esta parte de Portugal, pelo jeito minha próxima pisada além mar. Bjs!

    ResponderExcluir