quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Münster

No domingo (ainda em 2008), fui bandear em Köln (Koeln, Cologne, Colônia...) e, enfim, botei meus pezinhos na catedral (Dom). Mas esse post, na realidade, é pra falar de uma outra igreja. - Sim, sim igrejas são uma paixão! - No sábado, entrei pela segunda vez na Münsterbasilika de Bonn e parecia que nunca havia estado lá...
A tal igreja do século XIII, imponente como ela só, é também um mosteiro, parte esta que aos turistas nao é dado acesso. A Münster fica bem no centro de Bonn e tem ares medievais com predominância do estilo Românico. Em seu interior, obras de arte sacra barroca e uma cripta que pouco fica aberta ao público. Lá, diz-se, estão os restos dos patronos/ mártires da cidade: Cássio e Florêncio.

Antes de ir... eles pedem pra que você reze. Dá pra colar, se não ocorrer nenhum pai-nosso ou ave-maria... Aqui, versão hispânica:

"Señor, me presento ante Ti como uno de tus numerosos hijos. Lejos de toda disipación, me encomiendo a Ti. A Ti me entrego como a una mano bondadosa. No necesito hablar para que Tú me escuches. No necesito hacer recuerdo de las cosas que me faltam. Quiero sencillamente estar em tu presencia y pedir tu bendición para mí, para los mís, para todo el mundo... Amen."

Faz bem, às vezes...

Um comentário: