terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Koeln.

Tirei um domingo para passear por Colônia. Fora a kölsch, cerveja leve e saborosa que se faz por aqui, há muito a ser visto e provado. Era quase 25 de dezembro. A cidade estava cheia. O mercado de natal é muito, muito maior do que o de Bonn. Vale cada passo dado, cada euro gasto.

Há, assim que você sai da Hauptbahnhof - HBF (estação central), uma infinidade de opções. A HBF em questão, aliás, é uma das mais movimentadas da Europa, cerca de mil trens pos dia - dado da National Geographic - passam por ali. Logo se avista a Dom, Catedral imponete. Ao seu lado, está quase desavisado, o resto da muralha que protegia a cidade. O "resto" propriamente dito é um portão românico (romano), já que a cidade é uma das mais antigas da Europa.

Esse é um bom ponto para iniciar o passeio. Você pode optar por fazer um tour que liga as fontes do centro histórico, ver o casario da Südstadt e perder-se por seus pátios - em um deles há duas estátuas, o Gordo e o Magro, diz-se por ali que se vc passar a mão no rariz do gordo e fazer um pedido, o desejo se concretiza; resultado: nariz polido - ou seguir o reno por bares e restaurantes, escapando, vez por outra, por uma ruela calçada com paralelepípedos.

Eu, tentei fazer o passeio das fontes, mas logo me vi encantada pelas casas antigas. E segui, meio sem rumo... parando numa ou noutra "taverna" para pegar uma cerveja e um "calorzinho". Como era época de festas, as ruas estavam cheias. Havia gente cantando e dançando...

... Para quem tem mais tempo para gastar com Colônia (e vale a pena, devo dizer) há museus, muitos. Arte moderna, antiga, artefatos históricos. O museu Ludwig, por exemplo, tem exposições de arte e fotografia contemporâneas. Funciona de quinta a domingo e, também, conta com um café e uma livraria bárbaros. Eu, amei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário